Pesquisar
Close this search box.

Somos um grupo de pessoas que compartilha a vida e cocria uma base de cultura regenerativa em meio à Mata Atlântica desde 2015. Estudamos a fundo tecnologias socioambientais a partir das éticas da permacultura, resgatando a relação ancestral com a natureza. Para nós, a vida em comunidade traz uma cura pessoal e sistêmica com a construção de vínculos de confiança que faz florescer uma nova sociedade. Hoje, são 14 pessoas residindo e trabalhando no Terra Luminous – estamos em fase de expansão, com novos integrantes chegando. Inspiração que move e ação que transforma é nosso lema!

Para quem sonha viver num mundo novo, é preciso cocriá-lo!

Nosso conceito de Ecovila

Ecovilas são comunidades intencionais sustentáveis com pessoas que escolheram compartilhar valores, interesses e sonhos em cuidado e respeito com a natureza e sua diversidade de formas de vida. O grupo cocria um estilo de vida centrado na confiança, na cooperação e no equilíbrio entre autocuidado e cuidado com o coletivo.

Não é condomínio ecológico

Residimos próximos uns dos outros ao mesmo tempo que cuidamos da necessidade de privacidade e autonomia. Toda a terra é de propriedade coletiva, do instituto; as únicas células privadas são as casas dos residentes, que podem ser privativas ou coletivas e têm valores regulados para evitar a especulação imobiliária.

Acreditamos na vida comunitária

Isso envolve a organização de rodas de partilha com escuta empática, grupos de estudos de assuntos comuns e refeições e práticas espirituais e físicas conjuntas. A cocriação de novos valores e códigos relacionais nos motiva: investimos muita energia na construção e revisão de acordos coletivos, com checagens emocionais e transformação de conflitos.

Compromisso com a ocupação humana sustentável

Morar em um dos trechos mais preservados da Mata Atlântica traz uma enorme responsabilidade. Cada escolha do nosso estilo de vida tem como valor principal reduzir nosso impacto negativo. Estudamos como seres humanos podem coabitar em harmonia com a natureza e terem tudo o que precisam para serem felizes.

Vivemos sob os preceitos da cultura regenerativa

Regenerar significa dar nova vida a algo, revivificar. A cultura regenerativa propõe transgredir a ordem hegemônica para inspirar uma nova fase na história da humanidade por meio da transformação de códigos relacionais, conceitos e crenças. Sair do paradigma vigente, baseado na escassez, e caminhar para o paradigma da abundância, dentro do qual as decisões contemplam todos os seres em suas necessidades.

Trabalhamos pela transição:

do complicado para o simples
Sustentabilidade
da visão antropocêntrica
para a ecocêntrica
Luminous
ecovila

do individual para o coletivo

natureza

coletivo

do artificial para o natural

Foto Fabiana Maia

Parceria:

Fabi Maia, cofundadora e coordenadora institucional do Terra Luminous, é uma das embaixadoras da Global Ecovillage Network (GEN) no Brasil. Fabi esteve duas vezes na Conferência Anual Europeia da GEN palestrando como uma das representantes das ecovilas brasileiras, além de ter participado do curso intensivo Train The Trainer (TOT) de Designer de Ecovilas na ecovila de Damanhur, na Itália, em 2019.

Tecnologias Sociais

Sociocracia

Somos a ecovila brasileira com o sistema de Sociocracia, ou Governança Dinâmica, implantado há mais tempo. Organizamos nossas estruturas e modos de tomada de decisão com foco em equivalência, corresponsabilização, auto-organização e transparência.

Comunicação Não Violenta (CNV)

Temos a CNV como base para fortalecer a nossa escuta e conduzir os relacionamentos para uma realidade em que não há perdedores e ganhadores, mas em que todas e todos saem contemplados em suas necessidades e valores.

Ukitavivu

Semanalmente nos juntamos em um encontro de escuta ativa em que cada um traz o que está vivo dentro de si para ser ouvido e cuidado pelo grupo. Um momento essencial para "limpar o campo" e fortalecer nossas conexões.

“É fácil tirar o ser humano da cidade, difícil é tirar a cidade da mente do ser humano.”

-Ana Primavesi

SUSTENTABILIDADE

Tratamento ecológico de água

Compostagem de resíduos orgânicos

Gestão adequada de resíduos sólidos

Hortas agroflorestais

Nossa moeda

Vagalumens é a moeda social que o ITL criou em 2015 para fomentar a economia solidária. Ele segue uma lógica de partilha justa, valorizando o trabalho na troca por tempo, serviços, dons e dedicação. Muitos dos colaboradores do ITL recebem parte de seu salário mensal em Vagalumens, que podem ser trocados por reais em uma roda de partilha mensal chamada Mânipaiol (adaptação de “money pile”, ou pilha de dinheiro).

Da renda do ITL com serviços, produtos e doações, 20% são direcionados ao banco de Vagalumens e destinados à remuneração salarial. Os Vagalumens também podem ser utilizados na troca por serviços e produtos do ITL ou da rede parceira, quando não são convertidos em reais.

Como fazer parte da
nossa Ecovila

Temos um caminho de convivência e experiência até que alguém possa fazer parte da nossa ecovila. O primeiro passo é participar do Programa de Voluntariado Beija-flor, que dura de um a dois meses. Depois, quando há um match entre perfil, sonhos e talentos do voluntário e o que o Terra Luminous oferece e busca, é possível aplicar para o Programa de Residência Tatu, que propõe um compromisso de seis meses a dois anos morando e trabalhando (parcial ou integralmente) conosco. Depois do prazo de um ano, é possível aplicar para ingresso na ecovila como Associado Comunitário, que dá direito à construção de uma casa e à participação nas decisões estruturais.

Voluntariado

Nossos programas de voluntariado têm durações variadas e são voltados para quem deseja servir aos projetos do ITL e experimentar a vida em comunidade.

Mentoria para ecovilas

Com o programa Terra², proporcionamos ferramentas e referências para grupos cocriarem comunidades intencionais e regenerativas em harmonia com a natureza.

Os residentes

Foto Ana Alice Martins Espíndola de Oliveira

Ana Alice (Bibi) Martins Espíndola de Oliveira

Ana Alice (Bibi) Martins Espíndola de Oliveira

Formada em Administração de Empresas com ênfase em Marketing, na ESPM, e  empreendedora. Em 2011 criou a primeira escola de futebol exclusivamente feminina do Brasil e em 2016 participou da criação da maior escola de esportes de areia do país.

Permacultura, desde 2022 vive em comunidade, descobrindo as ferramentas sociais como a sociocracia e a CNV, e no Luminous valoriza também a profundidade nas relações e um espaço para o autocuidado, a conexão com a natureza e o trabalho em equipe.

Foto Ana Alice Martins Espíndola de Oliveira
Foto Eugênia Barbosa Varella Costa

Eugênia Barbosa Varella Costa

Eugênia Barbosa Varella Costa

Formada em Ciências Biológicas pela Unesp Jaboticabal, com especialização em Conservação de Fauna e experiência na pesquisa de ecologia de cervídeos brasileiros, levantamento de mastofauna por câmeras trap e de interações ecológicas.

Certificada em Design em Permacultura (PDC), trabalhou como desenvolvedora, agricultora e permacultora no projeto Mandala Verde, uma pequena CSA (Comunidade que Sustenta a Agricultura) durante a pandemia. Em 2022 chegou ao ITL para trabalhar como gestora das hortas e Sistemas Agroflorestais (SAF). Sente-se muito plena em fazer parte do movimento de cultura regenerativa junto a profissionais que amam e respeitam o planeta e todos os seres que nele habitam.

Foto Eugênia Barbosa Varella Costa
Foto Fabiana Maia

Fabiana Maia 

Fabiana Maia 

Coordenadora Institucional e cofundadora do Terra Luminous, Fabiana é designer de Cultura Regenerativa, futurista e psicóloga engajada na cocriação de novos códigos sociais.

Em 2010 fez a transição de consultora organizacional e de recursos humanos para o papel de ambientalista, pesquisadora de permacultura e ecopsicóloga. Coordena o Círculo de Comunicação e Captação de Recursos no ITL, e de Recursos Humanos. Pesquisa Comunicação Não Violenta (CNV) desde 2007 e tornou-se uma referência no Brasil, facilitando workshops em muitos países, inspirando com sua perspectiva única sobre o desenvolvimento humano e social.

Como pesquisadora de Tecnologias Sociais, está comprometida com a prática de Dragon Dreaming, Sociocracia, Fórum, Teoria U, Processos Circulares e Ecologia Profunda. Viver em comunidade é fundamental para ela, uma das embaixadoras da Rede Global de Ecovilas (GEN) no Brasil.

Foto Fabiana Maia
Foto Glenn Suba 

Glenn Suba 

Glenn Suba 

Cofundador e responsável pelo Advocacy do ITL, onde também gerencia o Programa Cinturão Verde Itariru. Nasceu na África do Sul, cresceu na Austrália e desde 1994 vive no Brasil, época em que ajudou a fundar a Surfrider Foundation Brasil em prol de nossos ecossistemas costeiros. Participou na formação do Instituto E e no desenho das cadeias produtivas sustentáveis da marca Osklen.

Consultor em planejamento sustentável de eventos, atuou em oito edições do Carnaval de Rua do Rio de Janeiro, Jornada Mundial da Juventude e Olimpíadas do Rio, entre outros. Reside no ITL desde 2015, desenvolvendo pesquisas e projetos focados na gestão e governança sustentável dos territórios naturais da Mata Atlântica.

Participa em todas as instâncias políticas e socioambientais da região como promotor do desenvolvimento regenerativo, por meio do fortalecimento do turismo de natureza, pagamentos por serviços ambientais e outros mecanismos econômicos para a manutenção da floresta em pé. Um visionário que impulsiona o futuro!

Foto Glenn Suba 
Foto Ivan Mangini dos Reis

Ivan Mangini dos Reis

Ivan Mangini dos Reis

Formado em Hotelaria e Gastronomia pelo Senac, atuou como cozinheiro em restaurantes e buffets por todo o Brasil, além de realizar consultorias para abertura de restaurantes e treinamento de profissionais, levando liderança humanizada e fortalecendo a auto responsabilidade em equipes de serviço gastronômico. No ITL, sente-se conectado ao propósito de fortalecer projetos de impacto positivo para o planeta.

Foto Ivan Mangini dos Reis
Foto Lucas

Lucas Suba

Lucas Suba

Direção artística e cofacilitador de retiros do ITL. Professor de Ritual do Som, massagem sonora e sound healing (Soundfulness), músico desde os 14 anos, violonista, cantor, compositor e percussionista, pesquisador da arte, ancestralidade e mitologias indígenas, africanas e tradicionais do norte e nordeste do Brasil.

Pesquisador das artes divinatórias. Lucas traz encantamento com sua pesquisa nos lembrando que tempo é arte.

Foto Lucas

Marcelo de Paiva Rothen

Marcelo de Paiva Rothen

Designer de comunicação no ITL. Jornalista formado pela Universidade Federal do Paraná – UFPR, especialista em Sustentabilidade e Governança Corporativa (FAE-PR) e em Gestão da Comunicação Organizacional (FAE-PR).

Atuou por 15 anos com comunicação empresarial na Copel e na coordenação da comunicação de projetos de saúde mental em parceria com UNICEF Brasil e Pacto Global da ONU Brasil. No ITL encontra propósito para a ação e um modo de vida coerente com sua visão das coisas.

Foto Marcos Xavier

Marcos Xavier

Marcos Xavier

Doutor em Análise Territorial, mestre em geografia humana, professor associado do Instituto das Cidades da Universidade Federal de São Paulo. Desde sua passagem pelo Laboratório de Planejamento Territorial e Ambiental do Departamento de Geografia da USP, nos anos 1990, tem trabalhado temas associados à análise crítica do uso desigual e predatório do território brasileiro.

Atualmente, pesquisa os usos do território, articulando corpo, lugar, política, cidadania e natureza. No ITL encontra pertencimento, responsabilidade e confiança num futuro melhor.

Foto Marcos Xavier
Foto Mariana Mattar 

Mariana Mattar 

Mariana Mattar 

Coordenadora do Círculo de Hospedagem e Eventos e consultora financeira de projetos no ITL, Mariana é formada em Administração de Empresas (FGV-SP), tendo atuado por 10 anos na gestão de áreas comerciais de empresas de tecnologia para RH – como VAGAS.com e LinkedIn – e desde 2017 empreende com a MyPantoo, empresa familiar de pantufas artesanais. Em 2016 escolheu viver mais conectada com seu propósito: na natureza e em comunidade.

Passou por Piracanga, na Bahia, e pela Osheanic, no Ceará, onde atuou como gerente comercial do hotel e centro de retiros. Em 2022, mudou-se para o ITL. Mariana tem orientação empresarial, agregando suas habilidades de planejamento e análise financeira para trazer mais eficiência aos processos – mas o que preza mesmo é estar cercada de pessoas que a ajudam todos os dias a expandir sua consciência ambiental e seus impactos no planeta.

Foto Mariana Mattar 
Foto Nabor Kisser 

Nabor Kisser 

Nabor Kisser 

Formado em Biologia (USP), Nabor é austríaco e acumula sete anos de trabalho para a Agrarmarkt Austria, agência nacional austríaca de agricultura e desenvolvimento rural, atuando no monitoramento de áreas rurais através de sensoriamento remoto.

Está no ITL desde 2022 como pesquisador-residente do CPMAMA, responsável por organizar registros de monitoramento de fauna e guiar cientistas e pesquisadores durante campanhas. Também integra o Círculo de Infraestrutura e Manutenção.

Foto Nabor Kisser 
Foto Rafael Oliveira

Rafael Oliveira 

Rafael Oliveira 

Designer de Cultura Regenerativa e Permacultura, é um dos fundadores do ITL. Facilitador de processos colaborativos e circulares em organizações, coletivos e comunidades. Treinador de Sociocracia (Governança Dinâmica) e pesquisador do viver em comunidade. Graduado em Artes Cênicas, possui mestrado em Administração. Trabalhou para o Ministério da Cultura em Brasília por oito anos, onde coordenou a implementação do Plano Nacional de Cultura e esteve à frente de consultas públicas com ampla participação popular, como a Lei de Direitos Autorais e Metas do PNC. Desde 2015 vive e trabalha no ITL, onde coordena o Programa EcoLab.

É um analista de contas que garante a transparência e precisão na gestão administrativa e financeira dos projetos, além de gestor do Banco Vagalumens, moeda social criada pelo ITL.

Foto Rafael Oliveira
Foto Tatiana Damatto

Tatiana Damatto

Tatiana Damatto

Diretora financeira, gestora do Círculo de Programas Socioambientais e articuladora de parcerias do CPMAMA. Formada em Engenharia Química (UNICAMP) com MBA em Gestão (Fundação Dom Cabral), trabalhou em cargos executivos na Unilever por mais de 15 anos, chegando a COO de manufatura. Em 2015 fez sua transição de carreira para trabalhar com o propósito de mudar o mundo, tendo integrado seis missões para o Médicos Sem Fronteiras em zonas críticas da África, Oriente Médio e América do Sul. Tatiana trabalha e vive no ITL desde 2020, onde desempenha papéis fundamentais. É uma especialista em gerenciar e envolver equipes, liderando com o coração e obtendo resultados incríveis.

Foto Tatiana Damatto

LumiNews

Fale com a nossa equipe