Pesquisar
Close this search box.

O Instituto Terra Luminous ocupa uma área de 339 hectares de Mata Atlântica em uma localidade continuamente ameaçada pelo crescimento urbano desordenado da Região Metropolitana de São Paulo. O Programa Cinturão Verde Itariru tem como propósito garantir a preservação de áreas protegidas e zonas de amortecimento do Parque Estadual Serra do Mar por meio da formação de um amplo corredor ecológico de 1.200 hectares até 2025.

O programa consiste em um modelo contínuo e escalável de gestão e ocupação sustentável, combinando desenvolvimento social à conservação e regeneração da biodiversidade na região.

Nossos objetivos

TERRITÓRIO PROTEGIDO

Criação de uma área contínua de floresta conservada – ou corredor biológico – conectada ao Parque Estadual Serra do Mar e inserida na área de proteção aos mananciais nas proximidades do ITL.

EDUCAÇÃO E CAPACITAÇÃO

Ações de conscientização ambiental para moradores e proprietários de terras, além da criação de centros de capacitação em bioconstrução e agroecologia.

BIOECONOMIA CIRCULAR

Sustentação do projeto por meio de manejo agroecológico, organização de iniciativas de ecoturismo e estímulo ao desenvolvimento de ecovilas na região.

Em 2018, por meio de doações de pessoas físicas na Synergos Foundation, foram adquiridos 21 hectares (ha) de terras para fins exclusivos de conservação, iniciando a constituição da primeira fase do Cinturão Verde Itariru. O programa tomou maior dimensão com o mapeamento de uma área de 1.115 hectares entre Ribeirão Grande (SP) e o Parque Estadual Serra do Mar (PESM). Em 2021, com o apoio da IUCN-NL (União Internacional para a Conservação da Natureza da Holanda), foram adquiridos 96 ha de terras em alto grau de conservação. Estão em fase de aquisição mais 170 ha, dos quais 150 serão destinados à conservação e regeneração. Foram também identificadas 150 ha de terras devolutas ao Estado das quais estamos intermediando a anexação junto ao PESM. Há ainda 50 ha de terras de outros proprietários da região em processo de adesão.

Quer nos ajudar a manter a Mata Atlântica de pé?

Fale com a nossa equipe