2023

Banho de Mata Atlântica no Parque Ecológico

Banho de Mata Atlântica no Parque Ecológico

Na entrada da primavera de 2023, alunos da rede municipal de ensino ganharam um “banho de floresta” em Juquitiba, uma das cidades com maior cobertura vegetal do Estado de São Paulo, a apenas 70 km da capital. 

500 alunos do 4º ao 9º ano e 105 educadores da Educação Infantil e do Ensino Fundamental participaram de vivências no Parque Ecológico de Juquitiba, que aliaram conhecimento e conexão com a natureza.

O Parque Ecológico se situa às margens do Rio São Lourenço. Ele integra um dos conjuntos de mananciais hídricos mais importantes para o abastecimento de água do Estado. O Sistema São Lourenço, da Sabesp, é importante fonte de abastecimento para 2,5 milhões de habitantes da Região Metropolitana de São Paulo. 

Mostrar a série de benefícios que a floresta em pé oferece aos seres humanos – os chamados serviços ecossistêmicos – é um dos principais objetivos do programa de educação ambiental do ITL. Ele começou em 2022, junto aos alunos de uma escola pública vizinha, e a partir de 2023 foi estendido a toda a rede municipal de ensino. 

Confira o impacto desse banho de floresta:

Atividades
0
estudantes e educadores
0

Banho de floresta

Sistematizado no Japão a partir dos anos 80 e adotado como uma forma efetiva de redução do estresse, o banho de floresta é uma das práticas de florestaterapia ou terapia florestal. Oferece um alívio para o excesso de distrações da vida urbana. Isto porque ele situa os participantes em meio à sutil diversidade de estímulos e formas de vida que se apresentam num passeio pela mata. Intercalando momentos de orientação e silêncio, a prática permite uma experiência de comunhão com a natureza. Nesse momento os participantes descobrem novos significados para a relação com o ambiente que os cerca, com outros seres vivos e também com seus próprios sentimentos e emoções.

Para os educadores, além do banho de floresta e da aula ao ar livre sobre a importância das florestas para sustentar a vida humana, a experiência fez parte de um laboratório na sua formação. 

Um deles é Nika Machado, de 53 anos, professora da rede pública há mais de 30, que todos os anos leva seus alunos para uma visita ao parque. “Educação ambiental não é preparar para o futuro, é para o agora. É urgente para a humanidade entender a relação entre consumo, descarte de lixo e sustentabilidade.”

Banho de Mata Atlântica

Parceria:

Apoios:

Kazil
Gás

Fale com a nossa equipe