TERRA LUMINOUS

O Terra Luminous tem como propósito contribuir para a evolução humana, cuidado com a natureza e a cultura de paz, oferecendo cursos, vivências, terapias, retiros e workshops, além dos projetos de alto impacto sócio-ambiental, conduzidos pelo Instituto. O que acontece aqui é fruto de décadas de pesquisa do grupo Luminous, sendo que parte da programação anual é realizada por profissionais das áreas do autoconhecimento, saúde, artes, desenvolvimento humano, permacultura e organizações que utilizam o espaço.

É gerido por um grupo de cuidadores que vivem em comunidade e escolheram a sustentabilidade e o autoconhecimento como pilares de suas vidas.

Seu sistema de governança utiliza a Sociocracia, com foco na equivalência, eficácia, corresponsabilização, auto-organização, horizontalidade e transparência. O cuidado com as relações está ancorado na prática da Comunicação Não-Violenta e tudo o que envolve o meio ambiente, ancorado nos princípios da Permacultura.

Ocupa 15 hectares de uma Área de Preservação Ambiental Permanente na Mata Atlântica, local estratégico por ser uma das mais relevantes Áreas de Proteção de Mananciais (APM) no estado. Fica na cidade de Juquitiba, a 1 hora e meia de São Paulo capital, via Rodovia Régis Bittencourt.

Em dias ensolarados, uma bela caminhada por trilhas na mata ou um mergulho no lago são opções que tornam a sua experiência no Terra Luminous ainda mais especial!

Os retiros, intensivos e cursos oferecidos pelo grupo Luminous são: Viver ComUnidade, Sociocracia 3.0, LAB*CNV, Detox Integral, Luz da Floresta/ Mestre Interior, e outros.

O Terra Luminous está aberto também para acolher o seu evento! Acesse a FAQ para facilitadores e organizadores

VALORES & PILARES

Nasceu de um sonho, que acabou virando a nossa Missão:

ACOLHER, SERVIR, NUTRIR E CATALISAR PROCESSOS DE TRANSFORMAÇÃO PESSOAL E AMPLIAÇÃO DA CONSCIÊNCIA COLETIVA, EM CONEXÃO COM A NATUREZA E A ARTE. 

Nessa linha, nos propomos a ser um Espaço especial com as condições ideais para que indivíduos e grupos se desenvolvam, com a infraestrutura de hotelaria e gastronomia vegetariana cuidadosa, consciente e sustentável.

Compramos a terra em setembro de 2010 e assim o grupo que constitui nossa comunidade foi se formando, chegando, construindo, plantando, cultivando…

Os princípios que formam os pilares do coletivo Terra Luminous são:

  • Respeito à individualidade e celebração da diversidade!

  • Coerência, integridade e transparência

  • Cocriação de uma vida sustentável em comunidade

  • Poder compartilhado, com equivalência e eficácia

  • Manutenção de um espaço seguro para a prática da verdade cuidadosa

Aqui cuidamos do espaço, das hortas e das relações com igual prioridade! Abrimos oficialmente a casa para receber retiros e cursos de outros grupos em Maio de 2013. O primeiro curso que acolhemos foi o intensivo de Integração em CNV (Comunicação Não-Violenta)  com Dominic Barter, que já era nosso professor e companheiro de pesquisa também.

Seguindo na trilha das Organizações Bio-inspiradas, a Sociocracia e a CNV apoiam a governança e gestão das relações, enquanto o grupo de cuidadores e integrantes da comunidade, cultivam práticas de nutrição espiritual centradas no panteísmo e na filosofia taoísta, sem mestres nem gurus. Há diversos terapeutas que oferecem suas práticas aos hóspedes como: massagem ayurvédica, tântrica, sonora-vibracional, toque consciente, thai-yoga e coaching terapêutico.  O grupo da casa tem uma programação anual de retiros e cursos como LAB*CNV, Sociocracia, Viver ComUnidade, Mestre Interior, Detox Integral, entre outros.

Desde a abertura já recebemos cerca de 200 grupos, entre eles: Instituto Fonte, Yunus, UNUS (Youniversality), Marina Abramovic, Art of Hosting, Centro Hoffman, Humaniversidade, ABMindfulness, UNA Yoga, Yogi Jivan Vismay, Dominic Barter, Cocriar, Artemísia, SELF by Lilly Hastings, Ornellas & Associados, Ronald Fuchs (Tantra), Allure DH e muitos mais… Clique aqui para ver quem ja escolheu o Terra Luminous.

Nosso sonho foi e continua sendo oferecer um conjunto de retiros de autoconhecimento e programas de cura integral, fruto da práxis dos terapeutas residentes e integrantes do Instituto Terra Luminous para as pessoas que estão fazendo suas transições rumo à uma vida mais consciente, plena e sustentável. Já fazia parte do sonho original a abertura do Espaço para que outros grupos pudessem  oferecer suas pesquisas e assim, seguirmos ampliando a rede e os conhecimentos.

CNV (Comunicação Não-Violenta) e SOCIOCRACIA

No Terra Luminous a CNV é a fundação da casa, a base que sustenta a saúde das nossas relações, e seus princípios são vividos diariamente pelos residentes e guardiões.

Desde 2007 Fabi Maia se dedica de corpo e alma no estudo e prática da CNV, inspirando milhares de pessoas que passam por suas vivências e processos terapêuticos.

Os residentes e guardiões do Terra Luminous nutrem a pesquisa da CNV em conjunto, formando uma poderosa rede de apoio para as tensões que surgem no viver coletivo.

NOSSA GOVERNANÇA

Somos uma Organização de Centro Vazio (OCV), com poder compartilhado, horizontalizada, com foco em princípios como equivalência, eficácia, consentimento, empirismo, cuidado com as relações e sustentabilidade. Buscamos a coerência máxima entre nossas palavras e nossas condutas. A permacultura é uma base, a fundação da casa, e o norte para nossas escolhas!

Os Coordenadores de cada Círculo (Domínio) são selecionados pelo grupo por meio de consentimento e tem um mandato de 1 ano. Cada Círculo possui um representante que encaminha as tensões do Círculo nas reuniões do Círculo Geral (que não possui integrantes fixos).

Assim estamos organizados:

Em termos de Governança, nos alinhamos com os princípios das Organizações Bio-inspiradas, unindo a observação dos processos da natureza, à Sociocracia 3.0, CNV (Comunicação Não-Violenta), elementos do Dragon Dreaming, e Fórum (quando passar o mouse sobre a palavra forum, abir um box com esse texto: Desenvolvido e utilizado ao longo de 30 anos, inicialmente em ZEEG e depois por várias ecovilas da Europa, o Fórum é um espaço de confiança e transparência para a gestão das emoções que se fazem presentes em um grupo ou comunidade.